terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Dois aninhos...

 
 
 

Imagem “Feliz Cumpleanos” by Iheartcolours on deviantART


Hoje o Encantaventos está completando 2 anos e para relembrar o início, repito aqui o meu primeiro post: O fim do início, meu primeiro texto, escrito em prosa, sobre um final de semana em 2009 que passei no Centro de Vivências INTEGRIA em Picada Café, uma cidadezinha do interior do Rio Grande do Sul... mal sabia eu que este encontro, entre a natureza e eu, iria mudar, significativamente, a minha vida. Só algum tempo depois é que a poesia foi se chegando (feito brisa) e me conquistando de mansinho, bem do jeitinho que eu gosto...



O fim do início...



Era um portão de ferro antigo. Bonito. Ele ficava no fim da rua, mas abria-se para o início! Ali dentro, o verde cegava. O silêncio era ensurdecedor. O ballet das borboletas começava a cada hora, se perdêssemos um, teria o próximo e próximo e o próximo.... os ingressos nunca acabavam! A construção era simples, mas o conforto era o Mário Quintana do INTEGRIA: hóspede cativo! Um lagarto cansado se arrastava. Acho que ele carregava a chave de todas as portas! A montanha imensa assustava e depois ela mesma consolava. O refeitório era barrigudo. Asseado. Banhava-se todo dia em cravo, alecrim, canela ou manjerona. Seu humor escolhia o cheiro do dia. Ele gostava de fazer cócegas em nossos pés. Eu ria com a barriga! Na subida, a última goiabeira da direita, falava. Ela falava com o mundo, era única ali que tinha este poder. Ninguém a invejava. À noite, o poste era o luar. Eu caminhava sobre as estrelas. Sempre reto até as Três Marias, depois à esquerda até o Cruzeiro do Sul. Cuidado com as estrelas cadentes. Divertem-se quando erramos o caminho. À noite aqui, tem os barulhos dos contos de fadas. Deito. Durmo. Sonho. De manhã, o sol vem devagarzinho e me puxa as cobertas. Aqui os despertadores têm asas. Aqui os dias se repetem sem nunca se repetir. Aqui plantei a minha primeira semente... Aqui quero voltar e repartir meus frutos!

(Wania)




Agradeço a todos os amigos que compartilham desta minha caminhada.

A vocês, o meu carinho!



22 comentários:



  1. "Longas linhas terás diante da "caneta" (teclado),
    é só 'alinhar' as palavras e elas chegarão até nós!
    "

    Parabéns Wania!

    ResponderExcluir
  2. P A R A B E N S Wania! Por esses dois anos nos encantando!

    beijos

    ResponderExcluir
  3. c'est beu - c'est frais - c'est un peu magique
    félicitations - je reviendrai

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Wania pelos 2 aninhos desse lindo blog que encanta sempre! beijos,lindo dia!chica

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, Wania, minha querida!
    Parabéns!
    Quando, timidamente, entrei no mundo da blogosfera, este seu encantador espaço foi um dos primeiros que me atraíram...
    Identifiquei-me, imediatamente, com esta sua maneira tão linda, tão suave, delicada de dizer as coisas...
    Nunca me afastei e estarei sempre aqui.
    Abraços carinhosos.

    ResponderExcluir
  6. parabens minha lindissia Wania, e espero que continue por muito muito tempo, deliciando-nos con tuas palavras e imagens!
    beijos, mtos beijos

    ResponderExcluir
  7. Parabéns! Que por muitos mais anos nos continue
    encantando

    ResponderExcluir
  8. Wania, uma lindeza. São dois anos intensos de poesia. E a gente agradece e que venham mais e mais anos. Beijo.

    ResponderExcluir
  9. Um delicioso caminho..
    Espero que continue trazendo estes sonhos...
    Parabéns, amiga,
    Super beijos,
    Regina d´Ávila.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns minha amiga! Fico muito feliz que nesse meio tempo tenha te conhecido, tenha te lido várias vezes e me encantado com teus ventos tão suaves. bjsssssssss

    ResponderExcluir
  11. Feliz em estar contigo aqui, florzinha! Sua prosa é tão doce quanto a sua poesia. Vc nos alegra de toda forma.
    Desejo muitos anos de blog para vc ;)

    Beijo, Amadica!

    ResponderExcluir
  12. Parabens!
    Que continue com poesia... todo dia!

    abraço,

    marlene

    ResponderExcluir
  13. Wania querida,

    Parabéns! Mil vezes porque parece que há anos muitos anos leio seus poemas tão delicados.

    É encantamento seguir o"ENCANTAVENTOS"

    Beijos

    Mirze!

    ResponderExcluir
  14. Muitos parabéns, minha querida e que sejam muitos mais anos!

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  15. Parabéns!
    E que muitos Encantaventos venham por aí!
    Beijos! =D

    ResponderExcluir
  16. Lindo querida Wania, que lugar especial este de seu primeiro, mas ñ seria tão especial sem o seu sentir e vc passou em palavras sua criatividade de menina, madura menina que traz suavidade e vento.

    Parabéns... “sempre”
    ns

    ResponderExcluir
  17. Êêêêê!!!

    Se não me dissesse que a poesia chegou depois, eu diria que sempre esteve em ti.

    Feliz encanto e bons ventos sempre, querida.
    bjs

    ResponderExcluir
  18. Wania, que lindo poema de abertura e perfeito para esta comemoracao de 2 anos.

    Vida longa!!!

    Um bjao

    ResponderExcluir
  19. Obrigada a todos os amigos que deixaram tanta coisa bonita escrita aqui...

    Agradeço de coração o carinho, a companhia e o incentivo...vocês são sempre um vento a favor por estes lados!!!!

    E a vocêr Mírian, meu carinho especial pela homenagem tão significativa que muito me emocionou no seu Café.com.


    Bjão especial a cada um,
    Wania

    ResponderExcluir
  20. Bienvenue, Anne- Marie

    Merci pour votre mots, j’ai adoré!
    C’est un plaisir pour moi vous recevoir ici...

    À bientôt,
    Gros bisous.

    ResponderExcluir
  21. Wania,
    Parabéns pelo blog e pelos versos que encantam todos os ventos!
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. não estou aqui desde o começo, mas desde que cheguei aqui tenho encontrado encantos e que esses encantos permaneçam por muito e muito tempo e permanecerão ;)

    coisa boa ter descoberto a sua escrita

    do lado de cá um beijo pesadinho de carinho
    Ge

    ResponderExcluir

"Uma palavra caída
das montanhas dos instantes
desmancha todos os mares
e une as terras mais distantes..."
(Cecília Meireles)

Que bons ventos te tragam mais vezes!