segunda-feira, 4 de maio de 2009

Pretérito-nem-tão-perfeito...

Ele me conquistou pela insistência.

Quando me vi dentro, eu mesma corri e tranquei a porta.

Percorri todos os seus cômodos.

Na cozinha ele é mesa sempre posta.

Café bebido em pé, mas o carinho senta.

Ele, pão sovado recém saído do forno; eu, sempre margarina.

Carimba minha bochecha com seu bigode de leite quente.

Levo esta marca pro resto do meu dia. Água não tira.

Mexi em todas as suas prateleiras.

Sujei a louça inteira.

Me servi nas suas baixelas.

Lustrei a prataria.

Coloquei o faqueiro em uso.

Tirei o fio de suas facas. Lambi todas as colheres

Quarei as toalhas de linho.

No quarto ele é cama desarrumada.

Sono intranqüilo, saldo do dia.

Seu ressonar me diz as horas. Me aconchego no seu cansaço.

Corta meus pesadelos com a tesoura do seu abraço.

Me ama sempre como quem volta do exílio.

Seus beijos são as cartas de amor escritas que não chegaram.

Quando acorda, abre a cortina dos meus cabelos e escreve bom dia com a língua na minha nuca.

Desperto travesseiro de plumas.

Puxa os lençóis e me cobre de sol.

Na sala é sofá de 5 lugares. Casa sempre aberta.

Porta sem tranca. Capacho gasto.

Jogo na tv, vermelho sangue nas veias, ignorando a realeza.

É de poucas manias. Às vezes, plagio algum de seus hábitos para lembrá-lo na ausência.

Usa o cinto dois furos além do necessário. Se o amor tem pressa, atrapalha.

Faz da boca um til quando algo o desagrada.

Quando diminui o meu nome pra me chamar sei que não vem coisa boa.

Na hora de decidir é pêndulo de relógio.

Quando a felicidade engata o braço, teme o que ficará para trás.

Quando fica sozinho, teme o que virá pela frente.


(Wania)



7 comentários:

  1. “Amigo é coisa pra se guardar...” Como diz o poeta. Nobre Amiga Wania aqui de volta ao seu belo espaço para agradecer de coração sua gentileza em nos honrar com a sua visita e valoroso comentário. Saiba que muito nos fortalece, sua presença é sempre agradável e especial. Obrigado mesmo.... Apareça sempre lá! Confesso que admiro bastante o seu trabalho, parabéns pelo tema publicado “Pretérito-...”, ótimo texto, belissimo, precioso e interessante. "O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis". Fernando Pessoa. Encontrar-nos-emos sempre por aqui. Felicidades. Desejo uma semana repleta de realizações e de muito sucesso extensivo aos familiares, muita paz, saúde, brilhe sempre, bênçãos, proteção e alegria. Que a luz divina oriente e ilumine o nosso caminhar... Um abraço fraterno.
    Valdemir Reis

    ResponderExcluir
  2. Pelo texto percebe-se todo estado das coisas.

    Abraço Wania

    ResponderExcluir
  3. A maresia adormeceu na areia
    O mar transformou-se em espelho de água
    Uma nuvem mirou-se nele
    Verteu uma última gota de mágoa

    Este sol que beija a ilha na manhã
    Trás um sorriso cheio de mistério
    Este verde orvalhado pela bruma da noite
    É o tapete de um Deus no seu império


    Convido-te a veres o teu mais profundo no “Espelho Mágico”


    Doce beijo

    ResponderExcluir
  4. Oooiiii, Guris!
    Obrigada pelas palavras carinhosas de todos!

    Um abração em todos os 3...

    *******
    Passarei lá no teu Espelho Mágico... pode esperar!

    ResponderExcluir
  5. oi, Wania
    li teu post e comentei e não sei bem por que não apareceu aqui, repito achei muito bonito e me fez lembrar um passado meu que não virou futuro, nem chegou a ser mais que perfeito!
    beijo grande e tomara que o poema já tenha mesmo entrado no salão!

    ResponderExcluir
  6. Esse texto é lindo, que me perdoe Verissimo acima, que é muito bom diga-se de passagem, mas gosto muito mais do seu! Bem sentido e bem escrito! Parabens Wania!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Gurias!

    Obrigada pelo incentivo e pelo carinho...
    As palavras de vocês aquecem meu coração!

    Beijos e bom final de semana para as duas!

    ResponderExcluir

"Uma palavra caída
das montanhas dos instantes
desmancha todos os mares
e une as terras mais distantes..."
(Cecília Meireles)

Que bons ventos te tragam mais vezes!