quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Menino do rio...


Para um menino...


Era um menino calado

com os olhos verdes

e a Alma madura

As palavras escassas da boca

brotavam em profusão

das pontas dos dedos.

Nos milhos dos campos

matava a fome do corpo

E nas ramadas de vinha

saciava a sede de Vida

Das cátedras

Abasteceu-se de conhecimento

E das águas do rio fez ninho

Que volta a cada fevereiro

Para mergulhar no passado

E pescar seus sonhos

de menino

de filho

de homem

Do pai carrega infinitas cicatrizes

Marcas indeléveis

na sua lembrança

e na couraça

que lhe reveste a essência

Revive estes sentimentos

em cada centímetro

De pele e de chão percorridos

Naquelas manhãs Lilases-azuladas

que o Altíssimo aquarelava

somente para emoldurar

o encontro dos dois.

Pai, homem rico de saberes

Soube forjar o ferro bruto

Que recebeu das mãos de Deus

Em peça única

E assoprou-lhe um coração

Maior que o dele

onde o preencheu

de toda a sensibilidade

que soube colher

nas vinhas e vindas

de sua pesada senda

para que o menino pudesse

por ele mesmo

germinar todas as sementes

pelo Pai plantadas

E homem se fez

Igualmente belo

Igualmente forte

Igualmente sensível

Igualmente cheio de saberes...


[O que nasce direito

Nunca se entorta]



(Wania)



20 comentários:

  1. Lindo poema, Wania. O menino do rio, forjado com a riqueza e os saberes do pai e se tornamdo um homem de verdade. Parabéns. Bj

    ResponderExcluir
  2. Lindo...
    Conheci muitas histórias semelhantes... no interior de Minas...
    Deliciosas lembranças..bons meninos..homens maravilhosos!!
    Super beijos amiga,
    Você me faz sorrir..sonhar...voar.
    Obrigada...obrigada mesmooooo..
    Rê.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Wania!

    Tocantes, muito belos, os poemas que acabo de ler. Gostei muito de haver esbarrado em seu blogue numa dessas esquinas virtuais.

    Bjs e inté!

    ResponderExcluir
  4. Como é bom verificar as formas que se constrói a partir de seus versos. Fui acompanhando uma história, uma construção e ao mesmo tempo e uma desconstrução. Fui ficando ali, no meio deles, dele e meu também. Fui chegando como observadora e repentinamente eu já era o próprio personagem desses versos. Um sorriso de orelhas do lado de cá. Abraços meus

    ResponderExcluir
  5. Wania, é sempre muito bom passar por aqui, nos enriquece a alma!

    beijos.

    ResponderExcluir


  6. De pai para filho desde...

    Quando encontro este "menino", me nino!

    ♫ Nana-me...nino♪

    Beij♥s!

    ResponderExcluir
  7. Às vezes temos de cavar bastante para achar o nosso lado sensível, ou o criativo e falante, mas aprendemos mesmo é com nosso lado calado.

    Lindo poema de lição de vida, amiga. Vc sempre nos ensina algo imaterial, imprescindível =).

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Que coisa mais linda de se ler, Wania... e emocionante também.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Wania, que beleza, vamos caminhando junto com o menino que vai ao encontro do adulto simbolizado pelo pai. Muito lindo!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Dri,

    Fico feliz que gostaste! Eu gostei muito de recrevê-lo tb!
    Obrigada!

    Bjão

    ResponderExcluir


  11. Com certeza, destes meninos saem grandes homens!
    Lembranças que fazem qualquer um se orgulhar de ter tido um pai assim...

    Obrigada pela presença!

    Bj carinhoso pra ti!

    ResponderExcluir
  12. Bem vinda Ju

    O prazer é todo meu em te ter por aqui!
    Agradeço as tuas palavras carinhosas sobre meu blog. Apareça!

    Porta sempre aberta pra ti,
    Bjssss

    ResponderExcluir
  13. Doce Lunna

    Que delícia é saber disso. A gente escreve uma poesia com o coração e deixa quietinha depois vem o leitor e interpreta/vive a seu modo! Isso talvez é o mais interessante na criação, as muitas leituras de cada um!

    Agradeço cada palavra tua!

    Bjão

    ResponderExcluir
  14. Querido Geraldo

    Enriquecida fico eu com a tua presença alegre por aqui!
    Agradeço sempre!

    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Tonho Amigo querido!

    Quando encontro este "menino", me nino!

    ♫ Nana-me...nino♪


    Lindo o que tu escreveste, com certeza enriquece meu poema!

    Obrigada!

    Bjão

    ResponderExcluir
  16. Larinha, minha flor!

    Tu é que sempre encanta em plena flor da juventude e com esta maturidade toda!
    Adoro te ler...

    Obrigada sempre!

    Bjão

    ResponderExcluir
  17. Cris amada!

    Tava saudades...

    Obrigada pelas palavras carinhosas!

    Bjão

    ResponderExcluir
  18. Maria Augusta

    Fico feliz quando me gostas! Sempre um estímulo a mais para escrever melhor!

    Obrigada de coração!

    Bj carinhoso pra ti, Amiga!

    ResponderExcluir
  19. que ternura, qto amor nestas linhas e a foto è linda, emoçao...pais merecedores de um menino assim
    beijos

    ResponderExcluir

"Uma palavra caída
das montanhas dos instantes
desmancha todos os mares
e une as terras mais distantes..."
(Cecília Meireles)

Que bons ventos te tragam mais vezes!