terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Mulher de pescador...



Parte o barco

Parte-se coração

[Ela o conhece tanto quanto o mar]



*É urgente o amor
É urgente um barco no mar.



Dos grãos de areia,

Rosários de proteção

Das conchas,

Vento não tem tradução

Seu corpo,

Um cais deixado em vão



*Assim é o amor: mortal e navegável.



Ele sempre volta

[ela o conhece tanto quanto o mar]

De dentro puxa pesada corda

Descansa a rede na areia

Não tira peixes, nem sonhos

Só uma faca, sem fio, prateia



*— eu sei que são as mãos de um homem,
trêmulas barcaças onde a água,
a tristeza e as quatro estações
penetram, indiferentemente.



Falseia esperança

Então, ela se faz sereia

[ela o conhece tanto quanto o mar]

Canta o silêncio para lhe encantar

E o desejo o desnorteia



*Música, levai-me:

Onde estão as barcas?
Onde são as ilhas?



Ela solta-lhe as amarras

Arrasta-lhe

Em mergulho profundo

Afoga sem medo, seus medos

E dos beijos, arranca os segredos

[ela o conhece tanto quanto o mar]



*Despe-te
não há outro caminho.



Suas águas,

Plâncton fecundo

Lá, ele ancora seu mundo

e só depois, dorme um sono profundo


(Wania)



(*) as partes do texto em itálico

são excertos da poesia de Eugénio de Andrade


53 comentários:

  1. Tema que madurece em meio a sargaços e moréias. Bom texto. Beijo, Wania!

    ResponderExcluir
  2. [palavras existem que não se lêem; tragam-se, dilatam-se de imediato na caixa que se traz no lado esquerdo do peito, urgem!]

    um imenso abraço, Wania

    Leonardo B.

    ResponderExcluir
  3. Maravilhosos sentimentos dessa mulher de pescador...LINDO!beijos,chica

    ResponderExcluir
  4. ''Assim é o amor: mortal e navegável''
    Uma lição à todos nós sobre o amor.

    O mar é profundo,e há uma gama de segredos,para amar o mar,tem que amar não a sua grandeza,mas o seu brilho,a suavidade das marés,a velocidade das ondas...

    ResponderExcluir
  5. Wania querida,

    belíssima poesia ! Uma das mais lindas de sua autoria que já li... Grande inspiração. Amei ! Esta deveria fazer parte do Maria Clara uniVersos femininos... Bj com carinho.

    Úrsula

    ResponderExcluir
  6. Maravillosos tus sentimientos escritos.


    Bello como siempre leerte. maravillosos versos..

    Un abrazo
    Saludos fraternos...

    ResponderExcluir
  7. Wania, como você traduziu bem a nostalgia da mulher de um pescador quando ele parte e a explosão do amor quando ele volta para seus braços. Teus poemas estão cada vez melhores.
    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  8. Que beleza de poema. tão forte, tão intenso, tão doce, tão mar. Amei. beijo.

    ResponderExcluir
  9. Há mar e mar
    Um sempre partir… por vezes voltar.


    Há saudade e saudade
    Um coração, uma lágrima, uma verdade.

    Há morrer e nascer
    Um partir, um recomeçar, um permanecer

    Mulher de pescador?
    Leva-me a saudade… traz-me o meu amor.

    ResponderExcluir


  10. Há mar
    pescAMOR
    sem DOR...

    Letras são sementes...
    tu plantas, cultivas.
    Nós colhemos tua poesia!

    (:ndo Wania!

    Beij♥s!

    ResponderExcluir
  11. Henrique

    Amores emergindo e submergindo das águas...

    Obrigada,
    Bjão

    ResponderExcluir
  12. Leonardo querido

    Palavras que se sentem com o coração... como as tuas que sempre, tão carinhosamente, deixas por aqui!

    Obrigada,
    Bjsss

    ResponderExcluir
  13. Amiga Chica

    Ela ama, ela sofre... um eterno vai e vem como o mar, que ela tanto conhece!

    Agradeço a presença de sempre,
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  14. Thalita

    ''Assim é o amor: mortal e navegável''
    Este verso de Eugénio de Andrade é maravilhoso, como tudo que ele escreve!

    O amor isso, não precisa dizer mais nada!
    Agradeço teu rico comentário,

    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Ursula, amiga querida

    Que delícia ouvir isso, obrigada de coração. Tua opinião pesa demais pra mim!

    Ando lendo as poesias de Eugénio de Andrade, são lindas, não tem como não se inspirar diante de tanta beleza! Que bom que não "fiz tão feio"...rsrs, fico feliz!

    Bjssss

    ResponderExcluir
  16. Doce Adolfo

    Maravilhoso é por te ter por aqui, e ler estas palavras tão suaves que sempre deixas aqui!
    Agradeço sempre!

    Bjão

    ResponderExcluir
  17. Ai, Maria Augusta

    Que coisa boa saber disso e ainda vindo de ti que tem a sensibildade à flor da pele... fico muuuito feliz, obrigada, nem mereço tanto!

    Bj carinhoso pra ti

    ResponderExcluir
  18. Dri querida

    Doce é poder ler este teu comentário e saber que gostou...isso açucara o dia de qualquer um!
    Obrigada por ser vento que sopra a favor por aqui...meu mar agradece!

    Bjão

    ResponderExcluir
  19. Oi, Chá de Malvas

    Há mar e mar
    Um sempre partir… por vezes voltar.


    Há saudade e saudade
    Um coração, uma lágrima, uma verdade.

    Há morrer e nascer
    Um partir, um recomeçar, um permanecer

    Mulher de pescador?
    Leva-me a saudade… traz-me o meu amor
    .


    Andavas sumido...
    Sempre lindo são teus versos.
    Tua leitura enriquece a minha escrita, obrigada!

    Bj grande pra ti

    ResponderExcluir
  20. Tonho querido

    Há mar
    pescAMOR
    sem DOR...

    Letras são sementes...
    tu plantas, cultivas.
    Nós colhemos tua poesia
    !


    Lindo é isso que tu escreve aqui, poesia pura!
    Obrigada por derramar esta tua criatividade tb aqui no meu cantinho...

    Beij♥s

    ResponderExcluir
  21. Oi, Wania, td. bem? Confesso predileção especial pelo soneto, mas tenho enveradado por outras trilhas... haicai só um... dps posto lá... encantaventos é um espaço encantador... é sempre bom encontrar com quem compartilhar o amor pela arte... Bjaum! E obrigado pelas palavras...

    P.S.: te encontrei no blog do Henrique Pimenta, o Bar do Bardo... conheci há poucos dias, só posso dizer que é genial... musicalidade impecável no soneto...

    ResponderExcluir
  22. Tua tradução emocional de E. Andrade ficou linda!!!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  23. Wania!
    Uma bela poesia para retratar a vida da mulher de pescador..
    Lindo.
    Concordo com as palavras da Maria augusta.
    Você mostrou muito bem esta nostalgia..

    Ainda quero lhe agradecer pelo carinho, deixado na vitima da quinta..
    Desculpe a demora para vim agradecer, embora já tenha feito isso no blog do edu..Mas estou fazendo pessoalmente, via o blog..
    Muito obrigada pelo seu carinho..
    Sempre é bom ter amigos para nos prestigiar..

    Deixo um convite para vim dar uma olhadinha no blog do chico..Confira quem esta lá.
    http://olhardireito.blogspot.com/2010/02/3-poema-2fase-ideias-e-liberdades.html
    Ficarei muito feliz com a sua presença.
    Sandra

    ResponderExcluir
  24. Waw! Lendo agora o texto mais detidamente, gostei inda mais, mas fiquei impressionado com a similitude com as canções medievais no estilo... uma banda de metal [irlandesa acho] tem a seguinte letra:

    A Sailorman´s Hymn

    Can you hear the sirens resound
    From the coastline of Ireland tonight
    It´s the song of apromissing heart
    Of the souls that the oceans unite

    And she stands by the window alone
    Staring into the rain
    She is trying to guide his way home
    From the waters that keep them apart

    So she lights up a candle for hope to be found
    Captive and blind by the darkness around
    Firm as a mountain, she never will mourn
    Timeless awaiting the break of dawn

    Can you hear the sailorman´s hymn?
    As it comes with the rise of the tide
    It is sung where the rainbow begins
    As a confort for the tears she has cried

    She remains by the window alone
    Staring into the rain
    She is trying to guide his way home
    Keeps on praying for God to protect him

    She lights up a candle for hope to be found
    Captive and blind by the darkness around
    Each wave a promise, a new hope reborn
    Sunrise consoles at the break of dawn
    -----------------------------------------
    TRADUÇÃO: (possível)

    Hino de um Marinheiro

    Você consegue escutar as sereias ressoarem
    Das costas da Irlanda esta noite?
    É a canção de um coração que dá esperança
    Das almas que o oceano uniu

    E ela permanece ao pé da janela sozinha
    Olhando para a chuva
    Ela tenta guiar o seu (dele) caminho de casa
    Das águas que os mantém separados

    Então ela acende uma vela pela esperança de ser encontrada]
    Cativa e cega pela escuridão ao seu redor
    Firme como uma montanha, ela nunca esmorecerá
    Uma espera eterna pelo despontar da aurora

    Você consegue escutar o hino do marinheiro?
    Enquanto ele vem com a ascensão da maré
    É cantando onde o arco-íris começa
    Como um conforto para as lágrimas que ela chorou

    E ela permanece ao pé da janela sozinha
    Olhando para a chuva
    Ela tenta guiar o caminho ao lar dele
    Continua orando a Deus que o proteja

    Então ela acende uma vela pela esperança de ser encontrada]
    Cativa e cega pela escuridão a seu redor
    Cada onda uma promessa, uma nova esperança renasce]
    O nascer do sol consola no despontar da aurora.

    ResponderExcluir
  25. Que lindeza, Wania!

    às vezes forte em profundas águas. Outras vezes ameno e sereno como um Mar de Amor!

    Doce amiga, PARABÉNS!

    Beijos

    Mirse

    ResponderExcluir
  26. cada vez mais fantastico!!!!vir aqui para mim é sempre uma linda surpresa, e uma emoçao enorme, voce escreve de uma maneira que chega aos coraçoes, ao meu pelo menos, diretamente...o mar, os pescadoes, sao maravilhosos...e me lembre de Dorival Caymi que escrevia e cantava, o mar...beijos muitosssssssss

    ResponderExcluir
  27. Belíssimo texto, Wania. E quem não quer um lugar para ancorar seu mundo. Urgente navegar... Tão bom chegar. Assim, a vida no a_mar.

    Gostei muuuuito! Beijos.

    ResponderExcluir
  28. Li e gostei. É perfeita a interpolação dos versos de Eugénio de Andrade (No espaço de um relâmpago/os olhos reflectem os navios).
    Se me permitir, coloco aqui as palavras que, ao ler o seu poema, juntei:

    Nas águas revoltas
    a revolta das águas
    acrescidas das lágrimas
    saídas das máguas
    que da terra choram
    gritando:
    Porque foi ao mar,
    porque foi ao mar?
    Deixou-me penando
    na areia a chorar
    me estou perguntando
    porque foi ao mar,
    porque foi ao mar.
    E o mar magoando
    foi-lhe respondendo.
    Ele veio ao mar,
    mesmo ele sabendo
    ser para em mim ficar
    e ficar me amando.
    Ele veio me amar,
    ele veio me amar.

    Paz e Luz no seu caminho

    ResponderExcluir
  29. Perfeito.

    Dois rios que se unem e fazem um oceano de ondas belas e inspiradoras.

    Que os sonhos te acompanhem sempre.

    ResponderExcluir
  30. Sempre que venho ao seu blog encontro essa poesia gostosa de se ler.As palavras soam leves como uma brisa refrescante. Floor tem selinho pra você lá no meu blog!
    Beeijos

    ResponderExcluir
  31. bom dia minha querida, e graças a vcs, pela sua solidariedade comigo ontem e a dedicatoria, que reli de um livro de meu irmao, hoje estou bem! espero que goste de que coloquei hoje...
    e repito este poema é super lindo, e voce é uma grande amiga!!!
    beijos

    ResponderExcluir
  32. Wânia amiga, o Amor da Mulher de pescador, é um presente dado sem esperança de retorno.
    Lindo esse texto...o amor pode ser tanta coisa não é mesmo, depende do que nos vai na alma.
    Aqui neste caso, fica uma tristeza, pois o amor é qualificado como mortal e navegável. Já analisando o amor numa outra perspectiva de vida, entre médicos.. exemplo, será visto sempre como esperança.

    Beijokas amiga....não podemos nos perder em águas profundas...mas sim levantar em marés vivas....

    ResponderExcluir
  33. Bem vindo, Franscisco

    É sempre bom experimentar todos os caminhos, eu mesmo comecei na prosa e acabei na poesia...rsrsrs!
    Fico imensamente feliz que tenha apreciado o meu cantinho. Que a nossa amizade seja unida pela arte, tem coisa melhor?

    Obrigada pelas palavras e tão rico comentário. Muito honrada em achares meus versos parecidos com esta belezura! Agradeço de coração...


    Hino de um Marinheiro

    Você consegue escutar as sereias ressoarem
    Das costas da Irlanda esta noite?
    É a canção de um coração que dá esperança
    Das almas que o oceano uniu

    E ela permanece ao pé da janela sozinha
    Olhando para a chuva
    Ela tenta guiar o seu (dele) caminho de casa
    Das águas que os mantém separados

    Então ela acende uma vela pela esperança de ser encontrada]
    Cativa e cega pela escuridão ao seu redor
    Firme como uma montanha, ela nunca esmorecerá
    Uma espera eterna pelo despontar da aurora

    Você consegue escutar o hino do marinheiro?
    Enquanto ele vem com a ascensão da maré
    É cantando onde o arco-íris começa
    Como um conforto para as lágrimas que ela chorou

    E ela permanece ao pé da janela sozinha
    Olhando para a chuva
    Ela tenta guiar o caminho ao lar dele
    Continua orando a Deus que o proteja

    Então ela acende uma vela pela esperança de ser encontrada]
    Cativa e cega pela escuridão a seu redor
    Cada onda uma promessa, uma nova esperança renasce]
    O nascer do sol consola no despontar da aurora
    .


    Porta sempre aberta pra ti, por aqui!
    Bjs

    ResponderExcluir
  34. Mirse querida

    Por vezes na superfície, outras, nas profundezas...

    Adoro te ver por aqui, alegra meu dia!
    Obrigada pelo carinho e incentivo de sempre, amiga!

    Bjão

    ResponderExcluir
  35. Myra

    Tuas palavras são sempre tão ternas, me faz bem te ler, sabia?
    Que bom que meus versos te fizeram lembrar Dorival Caymmi, quanta honra pra mim, ele era uma pessoa de muitos talentos e o conhecia o mar como ninguém!

    Que bom que hoje estás melhor, por certo a amizade tem braços compridos, abraça longe, eu que o diga!!!!!

    Obrigada pela presença de sempre!
    Bjão carinhoso pra ti.

    ResponderExcluir
  36. Nydia

    Navegar é preciso... mas chegar é obrigatório! E ancorar em um mundo de a_mar....é tudo que se deseja!

    Que bom que gostou, fico contente!
    Obrigada por vir e comentar.

    Bjsss

    ResponderExcluir
  37. Bem vindo, Akhen


    Nas águas revoltas
    a revolta das águas
    acrescidas das lágrimas
    saídas das máguas
    que da terra choram
    gritando:
    Porque foi ao mar,
    porque foi ao mar?
    Deixou-me penando
    na areia a chorar
    me estou perguntando
    porque foi ao mar,
    porque foi ao mar.
    E o mar magoando
    foi-lhe respondendo.
    Ele veio ao mar,
    mesmo ele sabendo
    ser para em mim ficar
    e ficar me amando.
    Ele veio me amar,
    ele veio me amar
    .

    Sempre o mar, por vezes leva saudade e deixa alegria, por vezes leva o amor e deixa tristeza! Eterno vai e vem da vida!

    Obrigada por atravessar o mar e chegar aqui!
    Porto (sempre digo porta, mas pra ti vai ser diferente...rsrsrs) sempre aberto pra ti!

    Bjs

    Lindos teus versos, obrigada por deixa-los aqui e enriquecer minha escrita.

    ResponderExcluir
  38. Doce Aluísio

    Ouvir isso faz bem para o Ego...mas não te preocupa que eu sempre carrego um alfinete na bolsa....rsrsrs!
    Obrigada de coração!

    Um mar de sonhos...belos e inspiradores para todos nós!!!!

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  39. Roberta querida


    Brisa suave é tu quem traz quando vens aqui... Obrigada pelo presença de sempre!

    Passo lá no teu cantinho para pegar meu mimo, mas já agradeço de antemão a lembrança e o carinho!

    Bjsssssssssssss

    ResponderExcluir
  40. Minha amiga, Libel

    O amor permite um mar de interpretações...
    Amores profundos e águas rasas para todas nós!

    Agradeço a tua presença e rico comentário!


    A viagem até aqui é loooonga... um mar que não acaba mais...rsrsrs!

    Bj carinhoso pra ti.

    ResponderExcluir
  41. Dalva querida

    Que bom te ter de volta!
    Fico contente que tenha gostado deste "diálogo"...
    eu converso com ele baixinho para não ofuscar a sua poesia!

    Eugénio de Andrade é 10, com certeza...

    Obrigada pela presença,
    Bjão

    ResponderExcluir
  42. Sweet Sandra

    Agradeço as palavras tão doces, obrigada por vir e comentar!
    Tua caricatura ficou show de bola e o que dissemos lá, reflete o que tu espelha!

    Bjssss

    PS: passo lá depois, obrigada pelo convite!

    ResponderExcluir
  43. Tive de ler por três vezes!
    Uma completa...
    Uma só normal...
    Uma só itálico!

    E por todas encantado!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  44. Lindos os seus poemas, tocou-me profundamente,

    beijinho

    ResponderExcluir
  45. Waniaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa que coisa mais linda é essa???? Adorei o texto, tô encantada!
    Parabéns! Você escreve "sentimentos"! bjs
    Ps. vou vir direto!

    ResponderExcluir
  46. wania,

    um acasalamento perfeito entre as digitais de um poeta e outro,
    maré carregada de lirismo...


    moro em uma ilha que tem a pescaria como ofício dos homens mais antigos daqui. vejo fazerem as redes e sairem com seus cânticos de madrugada. é claro que há em volta todo um progresso violento de favelas e misérias, mas a beleza da vida que eles levam entre uma lua e outra me fez desejar muito ser mulher de pescador. acho até que espiritualmente eu sou.

    muito bonito o sentimento do seu poema, sempre me identifico com os seus sonhos.

    um beijo.

    ResponderExcluir
  47. Tão perfeito que viajei sem volta. E o Eugénio também, sem dúvida...

    Que lindo, amiga, amei!

    ResponderExcluir
  48. Bem vindo, Léo

    Obrigada pelo comentário tão amável, fico muito feliz que tenha gostado!

    Porta sempre aberta para ti por aqui!
    Bjs

    ResponderExcluir
  49. Bem vinda, Silvia

    É tão bom quando o que a gente escreve "toca" alguém, um diálogo com a Alma e isso sempre é muito gratificante!

    Obrigada pelo carinho,
    Volte sempre, porta aberta pra ti por aqui!


    Bjão

    ResponderExcluir
  50. Bem vinda, Márcia

    Que delícia é ouvir isso, me deixa muuuuuuuuito contente. Será sempre um prazer te receber aqui!

    Obrigada pelo carinho e pelas palavras,
    Bjsssss

    ResponderExcluir
  51. Betina querida

    Não sabia que moravas assim com pesacadores tão pertinho. Sempre me encanta o mar e seus mistérios. Pescadores entendem de mares... e as suas mulheres mais ainda, a espera as faz muito mais atentas a todos os sinais que águas sabem dar!

    Fico feliz que temos esta sintonia fina... nada é por acaso nesta vida!
    Sonhemos, então!

    Agradeço teu comentário, sempre enriquecendo a minha escrita!
    Bjsssss

    ResponderExcluir
  52. Larinha, minha flor

    Eu gosto quando tu me gosta!!!!
    Obrigada por sempre vir aqui.


    Senti a tua falta, sabia?

    Bjssssssss

    ResponderExcluir
  53. Obrigada por partilhar. É lindo e Eugenio de Andrade anda tão esquecido em mim... obrigada.

    Beijinhos

    ResponderExcluir

"Uma palavra caída
das montanhas dos instantes
desmancha todos os mares
e une as terras mais distantes..."
(Cecília Meireles)

Que bons ventos te tragam mais vezes!