terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Começar o ano sendo plagiada é o fim!



O ENCANTAVENTOS é um blog de poesias e é para isso que o mantenho. Não costumo me igualar para responder ofensas ou qualquer coisa que me desagrade na internet, pois acredito que ignorar, nestes casos, seja a maneira mais educada de me poupar de bate-bocas desnecessários que na grande maioria das vezes não levam a nada. Isso não traduz, de maneira nenhuma, que não sei brigar quando vejo alguma coisa errada, pois nem a morte que a mais prepotente das criaturas me deixa sem ação quando aparece do meu lado, muito pelo contrário. Excepcionalmente hoje, peço desculpas aos meus verdadeiros amigos, pois terei que descer bem baixo para responder a uma situação que vivenciei ontem e que abomino: o PLÁGIO!!!!!!
Sempre dou uma olhada no meu SITEMETER e vejo quem, de outros países, me visita. Totalmente ao acaso, (nada é por acaso) cliquei em uma bandeira portuguesa, pois tenho vários amigos de lá e caí no blog de uma suposta “amiga”. Fui ler a poesia que ela tinha escrito e postado dia 02/janeiro e para minha surpresa encontro várias frases de poesias MINHAS!
Em um primeiro tempo até pensei que elas seriam parecidas, mas depois fui rever as minhas e vi que eram as próprias, apenas em outro tempo verbal ou com uma diferença mínina.  Vi também pelo Sitemeter que esta pessoa entrou no meu blog na manhã de ontem pela página atual (Jóia Rara) e saiu nas postagens de Abril/11, confirmando mais uma vez a cópia, visto que todos os poemas usados por ela se encontram dentro deste período de tempo que ela visitou. Fiquei pasma e enojada com a constatação! Como é possível uma pessoa ser capaz deste tipo de atitude e ainda conseguir dormir em paz? Ou será que a paz que consegue ter é justamente agindo assim?
Deixei um recado sutilmente irônico na caixa de comentários desta “sua” poesia, mas como passa pela sua moderação, não apareceu no blog.  Pensei que a atitude mais adequada depois disso seria retirar as poesias do blog, mas nunca poderia esperar isso de alguém que age assim. Ao passar os olhos por outros posts “dela” eu vi, em dezembro mesmo, outra poesia com pedaços das minhas, inclusive usado como título da “sua”... “No veludo da língua”, frase esta que compõe minha poesia chamada “Dueto à capella”, feita por mim em setembro/11. Podem acreditar em uma coisa destas? Conseguem imaginar como eu me senti vendo isso?
Só tenho a palavra como aliada e tudo que escrevo vem de mim, do olhar que tenho das coisas e da vida que me cerca e esta mesma palavra que me foi roubada, serve agora para denunciar e tornar pública esta barbaridade. 


Só para para vocês verem deixo aqui alguns Links das minhas poesias com as frases usadas na dela:














22 comentários:

  1. É incrível o que pode fazer um ser humano, na mesma hora que tomou conhecimento do que postei aqui, reescreveu aquelas duas frases que tinha copiado dos meus poemas, mas deixo aqui a prova que fotografei na madrugada. Tenho ainda muitas fotos e comprovações, inclusive de uma amiga em comum que comentou na sua postagem de ontem o texto que originalmente ela colocou.


    Fica aqui registrada a minha indignação frente a isso tudo e, principalmente a baixeza do gesto para que todos possam saber!

    ResponderExcluir
  2. Pois esse é um grande problema da internet e motivo pelo qual vários amigos me aconselham a não postar nada que não esteja com direitos autorais registrados. É uma pena. Fica muito mais bonito se copiar o poema que gostou e colocar os créditos, de preferência com a permissão do autor. E se inspirar no que é bem feito para tentar fazer algo original.

    ResponderExcluir
  3. Wania,

    Já li alguma coisa sua, sem dúvida, sempre a admirei. Há muito que não visito blogues nem os comento, e o seu é um deles.
    Ao lê-la, é natural, que algumas palavras fiquem retidas na minha memória pela sua beleza e grandiosidade, o qual a felicito por isso. Mas plagio, nunca, nunca o faria, e nem foi essa a intenção se foi o que lhe pareceu ser transmitido.
    Aliás, tenho um post, onde até refiro, que plagiar é feio e de mau tom.
    No entanto, sou sufuciente humilde para lhe pedir desculpa, em vez de ser agressiva e ofensiva como a Wania está a ser comigo, sem antes tentar perceber o motivo do meu post ter uma ou outra palavra que possam ter sido identica à sua.

    Ter Blogues, corremos esse risco, tal como já me aconteceu. No entanto,se houve palavras identicas às suas deveria sentir-se grata porque é sinal que foram 'bonitas'... ainda bem que foram tão somente 2 ou 3 (nem sei)???

    Sendo assim, informo-a, que alterei o meu pensamento, para a Wania ficar aliviada. Aliás, decidi retirar os postes que menciona e retirá-la a si igualmente dos meus seguidores para ficar descansada que jamais será lida pela parte que me toca.

    Lamento este incidente.
    Se quiser copiar(palgiar) coisas minhas, será sempre um prazer saber que houve alguém que me admirou... esteja à vontade.

    ResponderExcluir
  4. Celso, é inacreditável, a gente fica horrorizado diante disso, mas já estou tomando as providências cabíveis via Blogger.

    No blog dela já não existe nenhuma poesia com frases minhas: primeiro ela reescreveu, depois deve ter pensado e as deletou!

    Obrigada pela solidariedade, meu amigo!
    Bj

    ResponderExcluir
  5. WANIA

    Acabo de tomar conhecimento do PLAGIO ( em maiúsculas propositadas ) de que tens sido vítima.
    Depois, li o comentário que a PLAGIADORA escreveu assinando ANÓNIMA !
    Fiquei ESCLARECIDO !
    Lamento, naturalmente, que tenhas sido vítima deste VÍRUS.
    E o facto de teres sido retirada dos SEGUIDORES nada impede que não continues a se lida e plagiada, claro.
    Tens a minha total solidariedade e o meu repúdio por atitudes tão vis.

    Um beijo amigo ( e não anónimo ).

    BOM 2012 !

    ResponderExcluir
  6. Puxa, que suto imagino tenhas levado! Credo e isso é uma pena!!! Tomara resolvas esse problema! beijos,boa sorte,chica

    ResponderExcluir
  7. oi Wania,

    pena que coisas acontecem que nos desagradam,
    mas vá com calma que tenho certeza que tudo se resolve...

    beijinhos e boa sorte

    ResponderExcluir
  8. Que absurdo, Wania!

    Apoio você, amiga querida, mas o que fazer a não ser o que você fez? Eu nem sabia que existia esse "SITEMETER".

    Logo suas poesias que são inconfundíveis.

    Receba meu carinho.

    Beijos

    Mirze

    ResponderExcluir
  9. Caramba!!! Isso é sério!! É uma das coisas que sempre me atrapalharam de querer ter um blog...será que plagiaram minhas também?

    Entendo o que ela disse, sobre esta na memória e querer ter uma citação. Acho que uma referência ao autor não é demais. É o que sempre peço às pessoas, querem divulgar, publicar, ótimo, mas me referenciem.

    []sss

    ResponderExcluir
  10. Oi Wania
    Lamentável essa situação , pena que nao consegui saber qual o blog plagiador.
    Por estar,provisoriamente com conexao lenta nao fui as suas poesias , mas penso que lá nao descobriria também.Bom saber qual blog , porque é a forma de ir conhecendo as pessoas não?
    Voce fez certo, é preciso denunciar.
    Declaradamente adoro poemas ,mas nao sei faze-los e meu blog é reprodução dos poemas de poetas já consagrados ou de amigos e tenho o maior prazer em dar o crédito com link.Quando nao é amigo,peço autorização via email.
    Fique triste nao ! continue protegendo suas lindas poesias e que 2012 só lhe traga mais inspiração.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Não é necessário grande esforço para sentir a sua frustração, Wania, esse nosso lado, essa escrita delapidada em forma de plágio; o que me é necessariamente "difícil de entender" é o fútil e deplorável acto de plagiar conscientemente... e até é compreensível, até se pode entender, que hajam autores que já tenham "plagiado" sem se darem conta, porque temas existem que são incontornavelmente, mais cedo ou mais tarde, retomados e com tantas semelhanças que parecem apropriações indevidas, mas não me parece que seja esse o caso presente...

    O que levará alguém a apropriar-se de um acto de criação alheia permanece-me como um autêntico enigma... até porque inevitavelmente o prevaricador "será apanhado numa curva qualquer do tempo"? Que tipo de doença será essa? Não será preferível uma citação ou mesmo como muito bem diz o Amigo Celso, copiar e de preferência com autorização do autor?... Até porque são únicos e difíceis de plagiar, os seus momentos, a sua forma de escrita, a sua forma de sentir e contornar a palavra, Wania...

    Que se encontre uma cura rápida para esse tão grande mal... de vã vaidade?

    E que falta faz a honestidade e a humildade para os que respeitam incondicionalmente a sua própria escrita, pelo menos tanto como à de outrém!


    Um solidário e
    Imenso abraço, Wania

    LB

    ResponderExcluir
  12. acho isto tremendamente HORRIVEL!!!!
    estou solidaria com voce! alem demais voce é - para mim - inconfundivel! acho que é melhor mostrar indiferença, o melhor castigo para pessoas assim!
    imensos beijso, querida Wania

    ResponderExcluir


  13. Lamentável!
    Conhecia o Blog, não visitava,
    mas conhecia e vi lá, hoje, que fechou o Blog...
    Deixou vestígios, até "Vítima da Quinta" foi!

    Sherlok Holmes diria:
    Ellen.mentar meu caro Watson!

    Ops!
    Perdi amigos,
    mas não perdi a piada e o trocadilho...

    TRISTE!

    Tudo de BOM, Dra Poeta Wania!

    Beijos!

    :o(

    P.S.: Não ando muito bem não, Wania!

    ResponderExcluir
  14. Posso escrever algo original?
    Estamos tantos aqui, tantos que seguimos e admiramos ambas as escritoras há imenso tempo.Conhecemos ambas. Admiramos ambas. Porquê?Porque pensam semelhante, porque escrevem diferente sob a forma de pensar semelhante! Esta foi uma abordagem feroz e feia! Conheço a denominada plagiadora. conheço-a bem. jamais ela faria copy-past de alguém!!!
    repensem as vossa posições.
    Vãnia, querida amiga, repense no que escreveu.
    A hellen não merece tal! Chega de energia negativa!!!!!!Estou admirada! Muito admirada.
    Qualquer dia, vão dizer que todos plagiamos alguém....Eu, palgio Fernando Pessoa, ainda não deram conta??????????
    Vá, comecem o ano com mais doçura!

    ResponderExcluir
  15. Desde quando palavras que lemos aqui e ali e que por serem bonitas nos ficam na memória é PLÁGIO????
    VC é completamente tola...vai-me dizer que usa palavras que são apenas suas, e nunca as leu em parte alguma???
    Sinceramente, quem fica completamnte estupido sou eu com tamanha presunção!!!!!!!!!
    Deu-me para andar a passear por blogues e vim parar ao seu, depois do que li...seu e dessa corte de "baixa cabeças" desisti, submarino ao fundo!!!!!!!!
    Vc não escreve mal, mas a sua falta de humildade me deu vómitos...
    Tenha um bom ano e da-me vontade de escrever...PERDOAI-LHES SR. QUE NÃO SABEM O QUE DIZEM"

    JOÃO CARLOS

    ResponderExcluir
  16. Wânia, desculpe! o meu comentário anterior, de 3 de Janeiro de 2012 19:50,não saiu assinado! sou a Luísa Vilaça, do www.umolhardeperto.blogspot.com
    Estou admiradíssima convosoc! João Menéres,Tonho, Myra, Chica, então?Já todos lemos ambas há tanto tempo...e conhecemos as linhas de escrita de ambas! que é isto?
    Um mal entendido, CERTO?
    Desculpem, mas eu não gosto de mal entendidos!!!
    Beijinhos e votos de um ano doce a todos!
    Luísa Vilaça

    ResponderExcluir
  17. LUÍSA VILAÇA

    Confesso que apenas li o post da WANIA.
    Não me dei conta sequer que havia o MEMÓRIAS por cima.
    Muito menos do DETALHE DA VISITA logo abaixo.
    Não leio, por falta de tempo, os dois blogues em causa.
    Sempre que faço um COMENTÁRIO em qualquer blogue é porque li o texto.

    Não tenho tempo para INVESTIGAR a fundo esta questão.
    Apenas exprimi o que penso acerca de quem plagia.

    Um beijo e obrigado pela tua chamada de atenção.

    ResponderExcluir
  18. Ai, Waninha, isso tira o humor de qualquer um. Já vi frases minhas em um poema de um cara aí, fiquei muito chateada, e nem falei nada, acho que foi pior, porque fiquei remoendo depois.
    Triste mesmo como as pessoas podem sair catando por aí frases dos poemas dos outros.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  19. Infelizmente, estamos todos sujeitos a isso, Wania. Imagino o quanto isso a aborreceu e aborreceria qualquer um. Fica o alerta: TODOS aqui estão sujeitos ao plágio.

    Beijos e bom 2012!

    ResponderExcluir
  20. É a primeira vez que venho aqui, mas não posso deixar de comentar sobre esses absurdos. Especialmente esses comentários absurdos.

    Tolos são os que lêem as coisas dos outros, separam um apanhado de frases, jogam-nas prontas no papel e tem a audácia de chamar de seu.

    Poesia não é resenha!

    Apoiar tal comportamento medíocre é compartilhar da mesma pequenez de espírito. Isso sim é verdadeiramente nauseante.

    A dona do blog tem minha solidariedade e qualquer tentativa de atenuar a gravidade da situação ou até mesmo de (pasmem!) reverter a culpa é totalmente repudiante.

    ResponderExcluir
  21. Todos nós plagiamos, algo…
    Ninguém é verdadeiramente autêntico - porque se lê outros poetas, logo vai se identificar, inspirar…por aí….
    Ninguém é dono de toda a verdade…
    Pensem, reflitam…
    Vou lá no outro blog!
    Bom Ano e brilhem sempre…e que todos os momentos vividos sejam plenos…amem-se!
    L.S.

    ResponderExcluir
  22. Agradeço de coração a todos os verdadeiros Amigos que se solidarizaram com esta situação lamentável pela qual passei.

    Muito obrigada!



    Com carinho especial deixo um beijo para cada um,
    Wania

    E O ENCANTAVENTOS segue...

    ResponderExcluir

"Uma palavra caída
das montanhas dos instantes
desmancha todos os mares
e une as terras mais distantes..."
(Cecília Meireles)

Que bons ventos te tragam mais vezes!