segunda-feira, 29 de junho de 2009

Recomeços...

Hoje acordei muito cedo para acompanhar meu pai que ia fazer um cineangiocoronariografia. Este é um exame de imagem invasivo que permite ao médico avaliar a situação hemodinâmica do coração e onde existe sempre um risco, inerente ao próprio procedimento e, também, ao grau de comprometimento da função miocárdica do paciente.

Chegamos ao Hospital, vários outros pacientes já aguardavam cabisbaixos no saguão. Silêncio sepulcral. Idade das mais variadas, mais homens que mulheres. Meu pai é uma pessoa extremamente apega à vida e à família e por isso, realizar este tipo de exame "mexe" muito com ele. Fica sempre com a sensação de que não voltará mais pra casa. Idéia essa que acaba, mesmo sem querer, aumentando a preocupação de todos nós.

Esperamos algumas horas, pois o equipamento da sala onde seriam feitos os exames apresentou uma pane. Neste meio tempo, acompanhei junto com ele a preparação de outros quatro pacientes. Todos de camisolinhas listradas, pró-pés e soro pendurado no braço aguardando a hora de serem chamados. No início todos mudos, mas aos poucos o mais novo e mais falante foi contagiando os demais. Contaram seus dramas, suas idades, seus temores e suas preocupações. Eu ali, dando uns apartes e escutando, atenciosamente, cada um deles. Belas histórias de vida. Aos poucos, foram uma a um, sendo chamados para realizar o exame. Despeço-me do meu pai com o coração apertado feito uma noz, mas com um sorriso de orelha a orelha no rosto para que ele não perceba o meu nervosismo.

Angustiante espera... na doença uma hora tem 180 minutos. Converso, penso, medito, rezo. Olho para o relógio e já se passou mais de duas horas quando vejo meu pai chegando numa cadeira de rodas empurrado pelo incansável auxiliar. Que alívio... corro e dou-lhe um beijo na testa. Minha vontade era de chorar por mais um vitória da vida, mas me seguro! Meus olhos embaçam! Entro na sala de recuperação e encontro os outros quatro amigos de horas atrás, todos rindo, se cumprimentando, felizes por se reencontrarem e felizes por voltarem para casa, nem lembrando mais da angústia que experimentaram horas atrás.

Isso é a vida! Estes são os pequenos recomeços que a vida nos proporciona. Ela que ao mesmo tempo derruba, vem depois e rega o broto! E por mais diferente que seja a vida de cada um daqueles que ali estava uma coisa eles tinham em comum: a vontade de voltar para as suas casas, para os seus amores... de voltar para as suas VIDAS!

Voltei feliz... para casa...para VIDA!

13 comentários:

  1. ah, Wania
    fico feliz por teu pai, ter se saído bem dessa e por te ter ao lado...Nessas horas sempre lembro Renato Russo na sua sábia "é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã..."
    Por isso beijo muito, mando e-mails, digo te amos, falo saudades, amor nunca é excessivo!
    Aproveita tua paz, teu "velho" e tua vida! E agradece a dádiva!
    beijo

    ResponderExcluir
  2. Wania, antes de mais Parabéns pela Pena que passou! Foi uma belíssima ideia e um merecido prémio.
    Depois, agradecer as palavras tão simpáticas deixadas na Voltademaré, adoro Rubem Alves, não fosse eu professora,e a cecília aqui fascina-me muito! Parabéns pelo teu blog está um encanto :)
    beijos de cá ;)

    ResponderExcluir
  3. Wania,

    Sei bem o que é enfrentar uma ante-sala na hora de fazer um exame: existe o medo do procedimento e o medo do resultado, que no meu caso era ainda maior Ao menos na época eu ainda tinha meu pai para "me segurar", me dar uma força, apesar de sempre ficar mais nervoso que eu - e sempre tentar não deixar transparecer. Graças a Deus tudo deu certo, e rezo que tudo fique bem por aí também.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Ufa!
    Que ótimo!
    Imagino o seu sentimento!
    Beijos Tempestuosos pra você e para seu papai!

    ResponderExcluir
  5. Oi Wania! que bom que tudo correu bem! Sei bem como são essas horas de espera! Meu também esta envelhecendo! Nesta etapa de nossas vidas somos (obrigados) a pensar sobre a morte (e sobre a vida e aquilo que valorizamos nela!)! Escrevo também pra te contar que a-do-rei tua cidade!! Foram dois dias muito intensos!! Pensava até te convidar pra um café mas não teve jeito...a cada minuto eu caminhava mais e mais e queria ver mais coisas!! Mas voltarei em breve! Depois te escrevo e mando fotos!! bjokas, boa semana! Muita saúde pro seu papi!

    ResponderExcluir
  6. Quem tem amigos nunca está só!
    Obrigada pelo carinho e pela força de todos!

    *****************

    Super, Nadia..."é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã..."(Renato Russo). Coberto de razão!!!
    Bjão.

    ********************

    Selma, muito honrada com a tua visita e tuas gentis palavras.
    Esta casa também é tua. Sempre bem vinda!
    Bjs.

    ************************

    Luciano, querido!
    Eternamente grata pelas tuas orações.
    Bjs

    *************************

    Lê, amigona!
    Obrigada pela força!
    Bjão

    ResponderExcluir
  7. Oi, Claudia...
    É... nossos pais envelhecem, queiramos ou não. Aproveitemos o hoje ao lado deles!

    Fico imensamente feliz que tu gostou muito da minha cidade amada! Espero que o roteiro tenha sido aprovado...
    Sei bem como são estas visitas rapidinhas, a gente quer que o dia se desdobre em dois... Certamente, não faltaram oportunidades para voltares aqui e, então tomoremos um café com vista para o pôr-do-sol do Guaíba.
    Esperarei pelas fotos!
    Bjão.

    ResponderExcluir
  8. Trago no peito uma parte da veia da perna direita...e outros recomeços tão inundados de vida o quanto foi-me dado a pensar....Entretanto quando acordo a cada manhã percebo as infinitas possibilidades que os raios de luz do novo dia me apresenta. Fico feliz por seu Pai..mais uma das centenas de recomeços que ele já experimentou..e tb por vc por estar ao lado dele em um momento tão importante....Hora de celebrar!!! Gosto de lembrar que amigos são a familia que escolhemos....
    Bjuss!!
    Aloha
    Hoda.

    ResponderExcluir
  9. Oi, PRI...
    Brigaduuuuuu!!!
    Bjão pra ti.

    ***********************

    Hod...
    Feliz de quem pode sempre recomeçar...
    Feliz de quem a cada amanhecer, amanhece junto!
    Feliz fico eu por te escolher como amigo!!!

    Obrigada!
    Bjusssss pra ti tb.

    ResponderExcluir
  10. Oi Wania
    Parabéns por mais uma vitória!

    Eu também passei por este momento difícil.
    Enfartei...
    Cateterizei...
    Pontes "projetei" para o cirurgião/engenheiro "construir"...
    A 9 meses, que a cada dia, é dia de recomeçar...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Wania,
    limando arestas de mal entendidos, hoje estive a lê-la atentamente!
    Este post, da ida do seu pai a uma clínica, deixou-me especialmente retida pela sua leitura.
    Também passo muito tempo da minha vida nessas salas de espera...Sempre achei que elas dariam um bom estudo sociológico! são locais que geram alguma angústia, eu acho! Lá consegue-se ver bem quem é positivo e encara a vida pela frente!
    Lá somos todos diferentes, mas com um fundo todo igual!
    Folgo em saber que tudo correu bem!
    Beijinho terno!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Tonho!
    Obrigada pelo carinho das tuas palavras.
    Que bom que a medicina pode construir pontes para gente recomeçar do outro lado.
    Fico feliz por ti e ouso dizer que este momento de pane pelo qual tu passaste deve ter apurado ainda mais a tua bela criatividade! Nunca recomeçamos igual!!
    Bjão

    **************************

    Oi, Luísa...
    A doença iguala todas as pessoas... cada um pode encará-la de uma maneira bem diversa, mas o ato de adoecer torna qualquer um vulnerável! Por este viés, com certeza as salas de esperas renderiam ótimos estudos e teses, concordo contigo!
    Olha, quanto aos mal entendidos... arestas limadas!
    Obrigada pela visita.
    Bjs.

    ResponderExcluir

"Uma palavra caída
das montanhas dos instantes
desmancha todos os mares
e une as terras mais distantes..."
(Cecília Meireles)

Que bons ventos te tragam mais vezes!