sábado, 20 de junho de 2009

Amanhecer de novo...

Sempre que a vida me dá uma canseira, preciso de um tempo sozinha. Tempo para mergulhar dentro de mim e buscar as respostas. E como tenho perguntas sem respostas. Às vezes, fico imaginando que seria melhor não formulá-las para não ter o trabalho de respondê-las, mas isso eu, realmente, não consigo fazer! Eu me questiono muito!

Esse processo não é indolor, muito pelo contrário. Tiro as cascas das feridas que supunha cicatrizadas. Desconstruo o que parecia estar alicerçado desde o início. Repenso o que pensava já estar definido.

Fazendo isso, me dou conta que as mudanças são contínuas. Dou-me conta da impermanência de todas as coisas! E de posse deste conhecimento, eu vou me desapegando das situações ou dos sentimentos que me fazem repetir certos modelos, antes tidos como permanentes, que agora não me servem mais.

Renovar-se, recriar-se, reestruturar-se são processos fundamentais para eu reencontrar o meu lugar. Para me preservar das coisas que me machucam. Para me colocar em primeiro lugar, sem que isso prejudique alguém ou me imponha um sentimento de culpa. E, no momento em que eu consigo fazer isso, eu encontro as respostas para as minhas perguntas. E aí, volto com mais força e mais fôlego para suportar todos os reveses do caminho.

Mudar-se também cansa, mas é um cansaço bom. Não um cansaço que desanima, que tira o fôlego, que nos põe para baixo, mas um cansaço que recompensa e conforta.

Então, eu de novo em mim.

Eu de volta para o hoje!

Eu de volta para VIDA!

“Tudo quanto vive, vive porque muda; muda porque passa; e, porque passa, morre.

Tudo quanto vive perpetuamente se torna outra coisa, constantemente se nega, se furta à vida.”

(Fernando Pessoa)


6 comentários:

  1. Oi Wania!

    Estou passando para dizer que tem um selinho para vc no meu novo blog, Baú do Múltiplas, criado especialmente para alojar os presentes que recebo dos amigos.

    Existem 2 formas de encontrá-lo: Indo no múltiplas e clicando no baú ou diretamente no endereço http://baudomultiplas.blogspot.com

    Bjão!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Nanda querida...
    Que coisa mais amada ser lembrada por ti e ainda receber este mimo. ADOREI!
    Sem palavras para agradecer.
    Adoro o que tu escreve, sempre algo que faz pensar...e sempre saiu do teu blog feliz e de bem com vida, pode ter certeza que o teu desejo já é atingido!!
    Que a nossa amizade cresça cada dia mais!
    Bjão carinhoso!

    ResponderExcluir
  3. Que lindo Wania, e tão real... Admiro quem está investindo na propria mudança esse é o melhor começo para as melhores coisas! Que talento com as palavras!

    Obrigada pelas doces palavras no Café, voce faz qualquer festa ficar mais bonita!

    Beijão da sua fã!

    ResponderExcluir
  4. Amigo é coisa pra se guardar no lado esquerdo do peito! (aproveitando o ensejo do Dia da música).

    Ter amigas como tu faz a vida ficar mais bonita!
    Obrigada!
    Bjão.

    ResponderExcluir
  5. "Mudar-se também cansa, mas é um cansaço bom. Não um cansaço que desanima, que tira o fôlego, que nos põe para baixo, mas um cansaço que recompensa e conforta".(sic)

    eu diria antes que 'mudar-se', faz doer e custa muito pensar para conseguir novas estratégias de mudança para um Eu mais fortalecido... por isso muita gente prefere não mudar, não pensar, porque dói crescer!!!

    Beijinho para si

    ResponderExcluir
  6. É verdade, ELLEN, crescer dói demais,por isso que tem gente que prefere viver na bagunça da acomodação à poeira da arrumação!
    Viva as faxinas interiores...viva as poeiras levantadas....viva às mudanças para melhor!

    Bjs e boa semana pra ti!

    ResponderExcluir

"Uma palavra caída
das montanhas dos instantes
desmancha todos os mares
e une as terras mais distantes..."
(Cecília Meireles)

Que bons ventos te tragam mais vezes!