terça-feira, 17 de março de 2009

HOJE É DIA DE FAXINA!

Semana passada fiz uma faxina daquelas.
Não simplesmente trocar a bagunça de uma peça para outra como bem disse uma amiga, mas daquelas faxinas de se colocar muitas coisas fora!
Faxina que quando acaba... sobra lugar!
E eu coloquei muitas coisas fora!
Até me estranhei, nunca tinha feito uma faxina desta magnitude em toda a minha vida.
Desfiz-me daquelas calças que só depois de perder 3cm de cintura elas voltariam a servir, dos sapatos que um dia poderiam voltar a ser moda outra vez e de todas as roupas que um dia eu poderia usar , mas não usaria mais se esse dia chegasse!
Sempre gostei de guardar coisas. Sempre guardei muitas coisas.
Papéis, bloquinhos, lacinhos, fitinhas, gravuras, reportagens, revistas, chaverinhos, santinhos, caixinhas, guardanapinhos, receitas, pedrinhas, cartões, cartas, flores secas entre páginas de livros, enfim uma tralha imensa!
Desfiz-me disto também, guardei só o essencial, quero espaço para coisas novas.
Limpava, relembrava e triava: este vai, este fica! Este já está indo tarde!
Limpei as minhas gavetas também. Todas. Gavetas da alma... e a minha alma é cheia de gavetinhas.
Fui limpando uma por uma também , isto vai, isto fica, isto já vai tarde!
Várias ficaram vazias...
Às vezes, dói esvaziá-las, parece que não vão se encher de mais nada.... mas quero espaço!
Quero enchê-las com outras coisas!
Posso até não gostar do que irei enchê-las, mas se não gostar só terei o trabalho de esvaziá-las novamente.
Para quem já começou... a segunda vez sempre parece mais fácil!
Só não me desfiz dos cartões, das cartas e das flores secas... presentes de amigos e amores! Ahh... também não me desfiz das pedrinhas, lembranças dos lugares onde pisei e quero voltar. Isso não consegui. Precisaria de muito mais desapego...não cheguei neste estágio ainda!
Agora está tudo limpo!
QUE VENHA O NOVO!



2 comentários:

  1. Querida Wania,
    Muito interessante teu texto, inspirador...
    Esvaziar as gavetas da alma, ando precisando disso. Depois de agora, quem sabe?
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi, Amiga...dá trabalho, mas é muito compensador. Vê se te inspira mesmo...rsrs!
    Beijão.

    ResponderExcluir

"Uma palavra caída
das montanhas dos instantes
desmancha todos os mares
e une as terras mais distantes..."
(Cecília Meireles)

Que bons ventos te tragam mais vezes!